Skip to main content
universidade lusófona

Descrição

Via Norte” relata a história de um cineasta que viajou 2000 km em direção a Norte onde se encontrou com alguns dos seus compatriotas que foram forçados a deixar o país. O que une as diversas histórias é o seu amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura, procuram fugir à dureza do dia. Filme antecedido pela curta ‘Engine’.
© Daniela Resende
Neste workshop, vamos experimentar este processo alternativo fotográfico – a cianotipia – e pensar como ele pode ser usado na pintura, ilustração, ou até no desenho.
O panejamento é um dos elementos mais complexos e intimidantes na pintura figurativa, mas, justamente por isso, pode tornar-se um desafio interessante. Neste workshop vamos praticar a representação de tecidos, com dobras e vincos.
A Universidade Lusófona, a Digital Azul Motion e a Fat Kat Productions convidam para assistir a uma demonstração ao vivo da mais avançada tecnologia robótica cinematográfica existente em Portugal. ● Movimentos de câmara com precisão e repetibilidade ● Alta Velocidade ● Versatilidade Criativa ● Segurança e Eficiência ● Opções de Câmara e Objectivas ● Controlo Remoto
Alvaro Órtiz, especialista da Sony, vem à Universidade Lusófona para apresentar uma nova câmara compacta, que oferece mais flexibilidade e recursos exclusivos para a produção, assim como as primeiras impressões e imagens obtidas pelos diretores de fotografia que já utilizaram a nova BURANO.  
Após a projeção do filme, os estudantes que o viram irão formar grupos e conversar entre si na plataforma “Debaqui”, ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pela Universidade Lusófona. O objetivo é, através deste sistema, identificar padrões de resposta e de discussão, de forma a poder compreender melhor as preferências do público e a forma como os respondentes valorizam, vêem e apreciam cinema. Este é um projeto-piloto levado a cabo na Universidade Lusófona que poderá vir a dar forma a futuras iniciativas do CresCine e, por extensão, ajudar os diferentes stakeholders das indústrias criativas dos pequenos países europeus a tomar decisões. https://www.crescine.eu/ Evento com inscrição obrigatória aqui.
Exposição de Equipamentos. A ETCINE, representa e distribui marcas de renome mundial, como a ABC Products, Blackmagic, Cosmolight, Datavideo, Decimator, Easyrig, E-Image, Filmgear, GE, IFF, Ledgo, Litec, Lupo, Manfrotto, Movietech, Osram, Philips, Rosco, SmallRig, Samyang, Swit, Tamron, TVPrompt, entre outras, abrangendo uma gama inumerável de equipamentos de vídeo, áudio e fotografia, iluminação, maquinaria e grip, acessórios e consumíveis.
A  Intervox é uma biblioteca de música projetada especialmente para filmes, televisão, rádio, publicidade e também para os mais diversos tipos de novos medias! Possui um catálogo amplo e diversificado, composto de múltiplas marcas, cada uma com o seu estilo próprio e músicas produzidas por compositores profissionais. Esta plataforma será disponibilizada gratuitamente aos alunos do DCAM para os projetos académicos.  https://www.intervox.pt/  
Performance “Encounter” Um espetáculo que explora a musicalidade do som, da imagem, do espaço e do corpo. Com Adriana Sá, Maria do Mar e Michelle Lewis-King
A ecfrasis é um exercício visual que nasce da descrição vívida de uma pintura. Neste Workshop as pinturas de paisagem vão ser descritas para que os estudantes a possam imaginar e representar, tal como as imaginam.
O Ditado Visual é um meio divertido para explorar a criatividade e interessante para quem se interessa pela área da Ilustração. Os participantes deste workshop irão elaborar uma composição gráfica a partir de uma descrição que lhes será ditada. Para isso, deverão trazer folhas de papel A4 e material riscador colorido.  
A Demonstração de Caracterização para Cinema e Tv tem como objetivo principal colocar os alunos em contacto com as principais técnicas e materiais das áreas de maquilhagem e cabelos, aplicadas no cinema e na televisão. Após uma demonstração de caracterização convencional, e de uma breve introdução a efeitos especiais e postiços, os alunos poderão consolidar a sua aprendizagem através de uma componente prática.
Os materiais artísticos são, de um modo geral, muito poluentes e é cada vez mais urgente trabalhar de forma sustentável. Neste workshop vamos aprender a criar folhas de papel únicas a partir de desperdícios de papel.
Nota: Os alunos devem trazer papel não brilhante, previamente rasgado em pequenas porções (podem ser velhos cadernos, apontamentos, desenhos, etc). Devem trazer várias toalhas turcas velhas.
Evento exclusivo ao 1º ano do curso de Artes Visuais.
Neste workshop vamos experimentar uma das técnicas mais antigas de impressão sobre água, com vista à criação de papel marmoreado . Esta técnica consiste na criação de padrões coloridos sobre água, que depois se imprimem por contacto direto, em folhas de papel. Os papéis impressos no workshop são obras em si, mas podem também ser usados na criação de livros de artista, de colagens ou de pinturas.
Nota: Os alunos devem trazer várias folhas em formato A4, brancas e/ou coloridas, de papel cavalinho ou equivalente, três tubos de tinta de óleo de cores diferentes, pincéis velhos e avental ou bata.
Evento exclusivo ao 1º ano do curso de Artes Visuais.